Sobre o Curso

Seja Bem-Vindo ao Programa Como Vender Mais e Melhor

Vender é uma arte, pois envolve muitas habilidades em torno da simples transação de compra e venda de um produto ou serviço. A arte de vender requer outra arte, que é a oratória, ou seja, vende melhor quem se comunica melhor. Portanto, a habilidade da comunicação é fundamental para um bom vendedor. Aqui a comunicação compreende todas as formas de troca de mensagens, ou seja, a comunicação oral, corporal e não verbal. 

Desenvoltura, postura corporal e gestual receptiva, espontaneidade, simpatia se somam aos pré-requisitos de um vendedor bem-sucedido, pois a arte de vender muitas vezes passa pela arte de persuadir, de convencer, de exercitar a empatia (colocar-se no lugar do outro), etc.

Além disso, antes de vender seu produto ou serviço, venda a sua imagem, venda-se a si mesmo, venda a sua marca ou empresa em primeiro lugar. É evidente que, nesse contexto, “vender-se” não significa abrir mão de princípios, mas causar boa impressão, despertar confiança para estabelecer um relacionamento com o cliente para que ele compre o produto ou serviço que estamos lhe oferecendo.  

Muito antes do surgimento do primeiro sistema monetário já existia a troca de produtos e animais vivos entre as pessoas, seja de uma mesma tribo ou comunidade ou entre grupos distintos – essa troca era conhecida como escambo. Por isso, a profissão de vendedor é uma das mais antigas da história da humanidade, pois o escambo era resultado de uma negociação de compra e venda.

Na prática, a profissão de vendedor remonta aos caixeiros-viajantes. Esses vendedores se deslocavam a grandes distâncias a cavalo ou em carroças, muitas vezes atravessando países, para vender ou trocar seus produtos. E eles, enquanto duraram, foram tão bem-sucedidos que, além de viverem da profissão de caixeiro-viajante, ajudaram a colonizar o interior do país com a circulação de mercadorias e medicamentos, levando meios de subsistência aos mais distantes rincões.

Entre os caixeiros viajantes incluem-se os tropeiros, que igualmente ajudaram a desbravar e colonizar o país por meio da compra e venda de animais (cavalos para montaria e tração de carroças, bois para o arado e gado de corte, além de vacas de leite).

À medida que avança o processo de industrialização, crescem as cidades e o comércio consolida e profissão de vendedor. Ao contrário do caixeiro-viajante, muitas vezes visto com desconfiança pela sociedade devido à natureza aventureira da profissão, o vendedor da era industrializada ganha em status, inclusive porque a diversidade de produtos e a organização do comércio favorecem a uma melhor receptividade.

A partir daí, o crescimento do comércio, das indústrias e o aumento constante de produtos e serviços fez com que a profissão de vendedor também evoluísse, surgindo uma nova cultura de vendas, com novas técnicas e métodos. Essa evolução não parou mais até os dias de hoje.

Hoje, os profissionais de vendas são estratégicos dentro de suas empresas, independentemente do ramo de atuação. Seja qual for o cenário econômico, os profissionais de vendas são essenciais para manter ou aumentar a participação de sua empresa no mercado. E quanto maior a competitividade, maior a importância do profissional de vendas: é ele quem pode fazer a diferença nas situações que são decisivas para uma empresa.

Neste Curso, iremos desenvolver esses conceitos para poder entender de forma mais aprofundada sobre todos os fatores que determinam a importância da profissão de vendedor, compartilhando com você nossa experiência e treinamento na área de vendas. Queremos que você aprimore ainda mais as suas habilidades e adquira ainda mais conhecimentos para se tornar um vendedor cada vez mais bem-sucedido.

Desejamos sucesso a você.